quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alquimia


Nunca saberemos ao certo quando começou, mas sabe-se que mesmo antes do século XIII (o possível nascimento da alquimia c
lássica) a alquimia era estudada por sábios de diversos lugares do mundo simultaneamente.
Pessoas com conhecimentos sobre elementos e metais que acabaram levando seus estudos a um patamar muito acima da ciência moderna.
Com a alquimia medieval e os estudos avançados sobre metais, a alquimia acabou servindo como base para a química moderna, no entanto está anos luz de ser levada a sério nos dias de hoje, mesmo com todos os registros reais dos fundamentos da alquimia.
Para um alquimista, a matéria é composta por três princípios fundamentais, Enxofre, Mercúrio e Sal, os quais poderão ser combinados em diversas proporções, para formar novos corpos.
Supõe que a palavra “alquimia” venha da expressão árabe “al Khen” de raiz grega, “alkimya”, que significa “
o país negro”, nome dado ao Egito na antiguidade, e que é uma referência ao hermetismo, com o qual a alquimia tem relação.
Outros acham que está relacionado com o vocábulo grego “chyma”, que se relaciona com a fundição de metais.

Pode-se divdir a história da alquimia em dois movimentos independentes: a alquimia chinesa e a alquimia ocidental, esta última desenvolvendo-se ao longo do tempo no Egito (em especial Alexandria), Mesopotâmia, Grécia, Roma, Índia, Mundo Islâmico, e Europa.
Com os alquimistas e sua mente aberta, os grandes sábios estudiosos e filósofos começaram a estudar não s
ó os elementos químicos, mas também as essências etéreas e as influências das energias na vida humana. Ou seja, os alquimistas eram muito mais do que simples professores, eram pessoas espiritualistas e extremamente visionárias. Pessoas que aprenderam a moldar elementos químicos e a alma. Muitos foram caçados pelos seus pensamentos.
Com eles nasceram à famosa lenda da Pedra Filosofal, um elemento mítico que daria ao alquimista o poder de transmutar qualquer metal em ouro, esse era o elemento mais cobiçado e o mais procurado pelos alquimistas.
Outro grande mito que os grandes alquimistas buscavam, era o Elixir da Vida, um fluído poderoso que traria a vida eterna ao seu consumidor.
Juntando a pedra filosofal com o poderoso Elixir da Vida, o alquimista que obtivesse ambos seria um homem poderoso, rico e sempre jovem. E era isso que os alquimistas buscavam sem se cansar. Sabedoria eterna.

Um comentário:

  1. A LUZ É A IDEIA:
    ENERGIA TOTAL!
    BUSCO A PANACEIA
    E A PEDRA FILOSOFAL!

    MEU LABORATÓRIO:
    OFICINA PARACIENTÍFICA;
    SUBSTÂNCIAS DO ILUSÓRIO:
    AMÁLGAMA RETÍFICA!

    MAGIA E CIÊNCIA;
    ESTUDOS, CÁLCULOS,
    DOGMAS E PACIÊNCIA;
    SERVOS HOMÚNCULOS!!!

    OBRAS RARAS NA ESTANTE:
    TEMPLOS DO SABER DIVINO!
    ENERGIA D'UM INFANTE!
    ALEGRIA D'UM MENINO!...

    ResponderExcluir